quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Porque é que o Minecraft tão atraente para as crianças com PHDA?


O meu trabalho, como psicólogo clínico infantil, despertou o meu interesse sobre como as crianças interagem com os jogos de vídeo, aplicativos e outras tecnologias. Ao fim de 20 anos, tendo realizado milhares de entrevistas com as crianças e suas as famílias, aprendi sobre o poder e perigos da mídia digital. Tendo ouvido das famílias sobre uso do computador, consola, handheld, on-line, smartphone, tablet e vídeo jogos.
Mas um jogo tem se destacado como o jogo mais popular e atraente para as crianças com PHDA: Minecraft.
Porque o Minecraft é tão apelativo para crianças com PHDA?
A fim de responder a esta pergunta, eu comecei a realizar breves entrevistas com crianças diagnosticadas com PHDA que citaram o Minecraft como o seu jogo favorito. Eu comecei por realizar perguntas como: "Por que gostas de jogar Minecraft?", "O que torna tão difícil parar de jogar Minecraft?" e "Como é que aprendes-te a jogar Minecraft?". Desde então, tenho expandido as minhas perguntas com base no que aprendi com os jogadores de Minecraft. Por exemplo, eu agora as questiono assistindo a vídeos de Minecraft e o que essas crianças pensam de outros jogos que são semelhantes aos Minecraft.
Neste post vou partilhar como o número de crianças diagnosticadas com PHDA responderam à pergunta: Por que você gosta de jogar Minecraft?
Uma das principais razões porque as crianças com PHDA gostam do Minecraft é a de que podem "construir o que quiserem". Muitas das crianças que eu entrevistei usaram exactamente essa frase. Um jovem de 15 ano disse-me "Eu posso construir coisas tão grandes quanto eu quiser, como igrejas, montanhas-russas”. Ele relatou: "Quando eu era pequeno eu gostava de jogar LEGOS que é a mesma coisa que o Minecraft " (É interessante notar que, durante 30 anos, tenho observado como as crianças com PHDA, meninos em particular, são descritos como sendo capazes de sustentar a atenção de longo prazo e a sua persistência nos jogos de LEGO, em contraste com muitos outros tipos de actividades). Uma miúda de 11 anos disse-me que "Minecraft é muito divertido porque podemos construir uma casa e ele vem com coisas divertidas como ovos, galinhas, animais, bandidos, zombis e creepers". Ela gosta do facto de pode fazer construções "porque podemos construir o que quisermos e podemos personalizá-lo". Um menino de 8 anos aprecia a parte de construção "porque eu quero ser um engenheiro quando crescer e eu quero ser bom". Ele disse: "O Minecraft está me ajudando a aprender a construir e me ensina como construir casas, mansões e laboratórios". Um ponto consistente nestas descrições gira em torno da flexibilidade para construir o que se escolhe e não ser constrangido por um objetivo particular ou por conjunto de regras sobre como fazer alguma coisa.
Outro tema comum entre as crianças com PHDA que adoram o Minecraft é que eles apreciam as oportunidades para a criatividade. Um menino de 10 anos afirmou: "É divertido, é muito criativo e podemos fazer o que quisermos". Outro menino de 10 anos teve uma resposta semelhante e disse que gostou do jogo porque "Podemos ser criativos como quisermos e podemos andar por aí a fazer o que quisermos". Um menino de 12 anos de idade, observou o fato de que"O Minecraft permite-lhe expressar-se em um prédio e podemos construir suas estruturas usando redstone, podemos fazer várias coisas usando circuitos e interruptores liga / desliga ".
Algumas crianças gostam do Minecraft devido à natureza competitiva e agressiva que podem ser usados no modo de sobrevivência. Um jovem de 15 anos, que gosta de construir igrejas e montanhas-russas também expressou satisfação em sua capacidade de "matar outros jogadores quando eles estão minando um diamante e quando encontramos um diamante queremos mais". Um menino de sete anos gosta "de matar animais porque então temos carne para comer e couro para ajudar a fazer uma armadura". Um menino de oito anos gosta de" poder explodir coisas quando se joga Minecraft. "Uma menina de seis anos gosta dele porque" começa a domar coisas, pode fazer bebés sobreviverem no Survival, podemos criar coisas, explodir os creepers e têm arcos e flechas ".

Uma das observações mais interessantes que eu fiz recentemente é que as crianças que se envolver com o Minecraft são cada vez mais jovens. Quando eu comecei a ouvir sobre o interesse das crianças no Minecraft em 2010 foi apenas um jogo baseado em PC com seguidores predominantemente adolescente. Como evidenciado nas entrevistas recentes acima, crianças a partir dos seis anos estão agora a jogar regularmente Minecraft. Parte disso é porque é fácil de aprender. A natureza "sandbox" do Minecraft permite muitos níveis diferentes de interação e engajamento. Minecraft é apelativo para as crianças com PHDA, em particular, por causa da falta de regras específicas, pela oportunidade de experimentar as coisas sem medo de errar e pelo fato de os jogadores podem alternar as atividades como eles escolhem ou permanecer focado em uma coisa em particular. Minecraft também fornece às crianças com PHDA feedback imediato que vai além de ser algo "certo ou errado" e permite-lhes fazer facilmente mudanças, algo que não podem experimentar tanto no "mundo real".

Traduzido por Anabela Gomes de http://learningworksforkids.com/2015/03/minecraft-appealing-children-adhd/

Sem comentários:

Enviar um comentário