quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bullying no trabalho



Hoje pus-me a pensar seriamente no Bullying... mas no Bullying no local de trabalho, no adulto (assédio moral).

Segundo um site especializado, o assédio moral "é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e sem éticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego".

É normal que as pessoas que convivem muitas horas por dia tendem a desenvolver vínculos que de vez em quando acabam em gracejos ou em chacota. Pode acontecer no local de trabalho, mas também acontece na família ou no grupo de amigos. Muitas vezes as piadas são feitas com o objectivo de se exibir para o resto da equipe, mas acabam por ferir a autoconfiança alheia.

Quantas vezes brincamos com um colega de trabalho, com amigo, com um familiar numa brincadeira para nós inocente e engraçada, mas não paramos para pensar como o alvo dessa brincadeira se irá sentir... Achará ele que ela é assim tão engraçada? ou irá para casa com a sensação de humilhação, de desrespeito?

Hoje em dia já se vai falando e tentado actuar no Bullying nas escolas, na infância, mas ainda se ignora o mesmo nos adultos. Adultos estes já com uma baixa auto-estima, que tem alguma característica que os colegas acham engraçada e que brincam com a situação, esquecendo-se que está ali um ser humano com sentimentos. Alguém que provavelmente precisa de apoio e ajuda. Alguém que também precisa de uma relação positiva, que precisa que lhe reconheçam os pontos positivos e todas as suas vitórias... as suas evoluções.

Será que esses mesmos colegas gostariam de ser alvo das brincadeiras com que brindam os colegas? Ou ficariam chateados, reagiriam agressivamente, ofendidissimos?

Por vezes o facto de alguém não reagir agressivamente a uma brincadeira significa que a aceitou, por vezes apenas não consegue fazer frente ao agressor, que se sente impotente e incapaz de se defender... mas de certeza irá para casa ao final do dia de trabalho com mais uma mágoa, uma dor... e muito provavelmente voltará no dia seguinte sem que ninguém se aperceba da sua dor.

Ao tentar me informar mais sobre o tema descobri que existe em Portugal um site para as vitimas de Bullying www.portalbullying.com.pt, onde todos podem aceder e desabafar as suas dores em busca de ajuda.

Mas o mais importante é todos nós tomarmos consciência do que andamos a fazer uns aos outros e até que ponto se pode levar uma brincadeira, sem que ofendamos alguém, sem que alguém saía magoado.Até onde vai o respeito pelo próximo e por nós mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário