terça-feira, 21 de julho de 2015

Empatia




O que é Empatia:
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

O que é Simpatia:
É a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios estados emotivos com o do outro.

Um dos sentimento que mais sinto falta na sociedade atual é da empatia, todos são simpáticos quanto baste, emitem parabéns, condolências. São capazes de se sensibilizar com uma situação, rir, festejar ou chorar, mas não são capazes de se colocar no lugar do outro. 

Sabem que o outro sofre e até emitem opiniões sobre a melhor forma de lidar com a situação, emitem julgamentos, rotulam sem jamais se por no seu lugar e tentar perceber o que realmente se passa.

Um filho com PHDA dá muito trabalho, pões os cabelos em pé, enerva, esgota. Os pais por vezes esquecem-se de se colocar no lugar deles. O quanto eles sofrem cada vez que erram, cada vez que falham, cada vez que não conseguem fazer melhor. Grande parte da baixa da autoestima de um portador de PHDA começa em casa e aumenta na escola, na sociedade como um todo.

Como podemos por vezes pedir a um professor ou a um coleguinha que entenda o nosso filho se muitas das vezes, nós os pais, não conseguimos. Nos esquecemos da empatia facilmente. Não é fácil para nós, mas também não é fácil para a criança, tudo o que ela precisa é de ser compreendida e aceite. A empatia tem que começar em casa, na família, para depois a podermos pedir aos outros.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário