terça-feira, 12 de maio de 2015

Dr. Russell Barkley: PHDA Mais do que um problema de atenção




 Acredito que o maior problema que temos como grupo em convencer o público em geral sobre o défice das nossas crianças, quando comparado com autismo, esquizofrenia ou qualquer outro transtorno... É o próprio nome. É trivial. PHDA? psst, vai ao Starbucks, por Deus, tomar um café, temos coisas mais sérias para pensar em psiquiatria do que um simples "Eu não presto atenção" !!! OK?

Começa na razão de que a nossa perturbação,  e de que o nome desta perturbação seja tão criticado pela mídia, é porque o nome está errado, ok? Esta é uma perturbação do desenvolvimento da auto-regulação, não da atenção.

Referimo-nos ao PHDA como desatenção é como nos referirmos ao autismo como aplauso e falar raro. Esses são os sintomas mais evidentes de uma falha no desenvolvimento da capacidade de se relacionar com os outros como objectos especiais. Como seres humanos. E é isso que o autismo é na verdade. O resto é apenas um conjunto de sintomas superficiais.
                                              
Então, eu gostaria que a minha família compreendesse a profundidade desses défices, porque desatenção a duras penas capta o que está errado no desenvolvimento. Eu gostaria que os pais entendessem algo que a maioria das pessoas não entende: o auto-controle não é aprendido. Não é o resultado da vossa educação ou o quão bom são os vossos pais.

É uma das descobertas mais profundas de nossa pesquisa sobre a PHDA: PHDA é uma perturbação neuro-genética, mas, então aceitemos a sua implicação. Sim isso é verdade, que a PHDA é um distúrbio da auto-regulação, auto-regulação é origem neuro-genética. Esta é uma conclusão filosoficamente profunda. A variação da maioria das pessoas sentadas nesta sala, para gerir o seu comportamento não depender da forma como foram educados. É parte de quem eles são. É parte de seus dons neuro-genéticos.

E isso é realmente bastante surpreendente. Que a nossa capacidade de regular-nos a nós mesmos é uma característica neuro-biológica, não um fenómeno social aprendido, que apenas herdas-te dos teus pais

Sem comentários:

Enviar um comentário