quarta-feira, 24 de junho de 2015

O que gostariamos que os professores soubessem sobre o nosso filho PHDA



Educar uma criança com PHDA exige muito esforço e precisamos de toda a ajuda possível. Os professores têm uma grande influência sobre o conceito que os nossos filhos têm de si próprios e gostaríamos de lhes pedir para fazerem todo o possível para os ajudar a levantar e manter a auto-estima.

Assim como uma pessoa cega deve adquirir certas competências para cuidar de si mesmo, queremos que os nossos filhos também aprendam as competências que necessitam para ter sucesso em todas as facetas da sua vida. Eles vão ter que aprender a organizar-se, a ser pontuais, a controlar o seu comportamento, a planear e completar tarefas, a fazer e manter amigos. Para isso, é necessário um apoio contínuo daqueles que vivem com eles, inclusive dos professores.

Todos os estudos científicos confirmam que a PHDA não é o resultado de uma educação de má qualidade, podem ter a certeza de que nós fazemos a nossa parte para que os nossos filhos com PHDA sejam educado e tenham regras. Os estudos também enfatizam a importância da coerência entre a gestão da PHDA em casa e na escola para aumentar as suas chances de sucesso.

Pessoas com PHDA têm competências especiais: uma mente criativa, curiosidade, energia ilimitada, senso de humor, ousadia, liderança, resistência ... muitas vezes mostrado uma incrível capacidade em determinadas áreas: Ciência da Computação, Matemática, Música ... Às vezes, quando tentamos corrigir o seu comportamento acabamos por enfatizar mais os seus defeitos do que os seus pontos fortes. É necessário encontrar esses pontos fortes, para que eles possam alcançar os seus objetivos à sua maneira.

O sistema de ensino exige que os alunos permaneçam sentados e em silêncio durante horas, ouvindo e realizando as suas tarefas individualmente, este é o pior ambiente possível para uma pessoa com PHDA. Nós ainda não conseguimos mudar este sistema, mas sabemos por experiência a importância de entender o que é a PHDA e de como isso afeta as crianças. Gostaríamos muito de colaborar com os professores para estabelecermos estratégias, descobrindo recursos para resolver conflitos, elaborando um sistema de recompensas e tudo em nós possamos ser uteis.

Por favor entrem em contato conosco sempre que precisarem, antes que os problemas se tornem graves. E lembre-se de que nós gostamos de ser informados de todo o progresso, não só das notícias negativas.

Precisamos também de comunicar frequentemente com os professores; não tentaremos tirar proveito da situação, podem ter a certeza. Mas indicaremos a melhor maneira de entrar em contato connosco, seja por e-mail ou telefone.

Pessoas com PHDA tendem a interpretar mal as reações e comentários de outros. Os nossos filhos podem nos dizer algo que aconteceu em casa ou na escola, como eles perceberam, mas pode não ter acontecido exatamente assim. É importante que, antes de tomar decisões verifiquem o que realmente aconteceu.

A comunicação frequente é necessária não só para relatar comportamentos negativos, mas também para compartilhar o progresso em direção a comportamentos positivos. Uma pessoa com PHDA faz um esforço enorme e precisa de estímulos positivos, se eles receberem apenas reações negativas, vão acabar por se render e também deixarão de cooperar, se ele se aperceber que nós apenas nos comunicamos quando ele fez alguma coisa de errado.

O PHDA não justifica o mau comportamento, mas ajuda a entendê-lo. Queremos que o nosso filho se comporte como os outros, mas o professor vai ter de ajudá-lo e motivá-lo para ele alcançar esse objectivo. Isso é importante para obter respostas imediatas, positivas e construtivas. O nosso filho precisa de instruções e modelos específicos. Se ele se comporta mal deverá chamá-lo separadamente para explicar o que ele fez de errado e porquê (como isso afetou a outra pessoa) e mostrar-lhe como ele deveria ter agido. E não se esqueça de felicitá-lo quando notar que ele melhorou algum comportamento.

As deveres de casa são uma grande dor de cabeça para o nosso filho e para nós, devido aos seus problemas com a organização. Por favor, ajudem a melhorar este aspecto, ele também irá esforçar-se e, em qualquer caso, a PHDA não serve de desculpa para não fazer o dever de casa.

Os problemas de memória a curto prazo são outra consequência da PHDA. Insistir de que ele deve ser responsável por se lembrar das coisas sem o ensinar como fazer só o levará ao fracasso e a mais frustração.

Quando o nosso filho se esquece dos livros e materiais necessários na sala de aula os deveres de casa provocam-nos stress, a ele e a nós. Por favor, ajude-o a organizar-se em classe para sair com tudo que precisa.

O nosso filho tem dificuldade para lembrar várias instruções recebidas de uma vez. Por favor, escrevam-nas para que possamos garantir que todos os deveres são devidamente realizados. Infelizmente ele pode esquecer-se das instruções na escola, então recebê-las por e-mail ou ter o telefone de alguém da sua classe pode ser-nos muito útil.

Faremos o nosso melhor para que o nosso filho entregue o seu trabalho a tempo, mas vamos precisar da sua ajuda, estendendo prazos se o meu filho tiver um bom motivo para precisar. Nós ajudamos o nosso filho a planear o trabalho, dividindo-o em partes mais pequenas, fixando prazos para cada uma das partes e verificando se são realizadas, mas qualquer ajuda que o professor possa dar na escola vai ser extremamente útil.

Nós não pensamos fazer os seus trabalhos de casa, se o fizéssemos, iríamos apenas afundar a sua auto-estima e distorcer a sua percepção do seu desempenho e progresso. É muito importante que seja ele a fazer o seu trabalho e obter as notas com seus próprios esforços.

Vamos estabelecer e manter um sistema para assegurar que todos os deveres são entregues em sala de aula. Por favor, fixe uma rotina para ele os entregar. Se alguma vez falhar, entre em contato conosco imediatamente.

Quando uma pessoa com PHDA tem um professor que entende o quão difícil e frustrante é ter essa perturbação, a escola pode tornar-se uma experiência fantástica, um lugar para crescer, aprender e estar orgulhoso de si mesmo. No entanto, quando a PHDA não é compreendida, essa pessoa sente-se mal sucedido e corre o risco de desistir da escola e passar a gastar as suas maravilhosas energias em atividades inúteis ou mesmo nocivas.

Esperamos poder trabalhar juntos para explorar as qualidades especiais de nossos filhos.


Traduzido de Lisa Gridley (Ontario, Canadá), por Anabela Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário