sexta-feira, 2 de março de 2018

PHDA: O cansaço da luta





Estourei... cheguei ao limite das minhas forças!

Sim, tenho que confessar que depois todos estes anos de luta pelos portadores da PHDA tenho que parar e recuperar as minhas forças.

Não foram os meus filhos que me cansaram, mas sim a luta que tive de travar por eles, tanto nas escolas, como na sociedade e por vezes mesmo na família. Eu fui uma das desbravadoras da luta pela PHDA, sem ir a televisão, mas com muito trabalho. O meu primeiro filho foi diagnosticado e tratado em Espanha, pois por aqui ainda não se falava nisso e também não havia medicação que também era espanhola. Aqui no distrito ainda não havia Pedopsiquiatras ou Psicologia que soubessem o que era essa perturbação. Ensino especial????? Era comédia, os meus filhos não eram "maluquinhos" nem "deficientes" físicos.

Eles estão formados para a vida, orgulho-me das pessoas maravilhosas em que eles se tornaram, apesar das suas características diferentes e de todas as formas de Bullying de que foram vitimas.

É extremamente doloroso vermos o olhar de tristeza, as suas expressões de sofrimento cada vez que eram gozados, ameaçados, diminuídos pelos professores e pelos seus pares. A luta que tinha que travar a cada dia com cada um deles para fazê-los perceber o quanto eles valiam, o quando eles eram amados, tentar levantar a sua auto-estima.

E ainda ter que travar a minha luta para ser aceite, pois era vista pela escola e pelos pais dos colegas deles como uma mãe relapsa, que só queria dar desculpas para as "falhas" dos meus filhos e medicação para ficarem quietos e não incomodarem. Mas a medicação era apenas para a escola, numa tentativa deles serem melhor aceites pelos professores. Em casa eram eles próprios, com toda a sua energia.

Todo isso associado a um emprego desgastante, onde tralhava por turnos, aonde também lutava para diminuir o sofrimento dos outros. Onde todos os anos tinha que trabalhar ou no Natal ou na Passagem de ano. Aonde nunca tive fins de semana completamente livres e que fazia os meus filhos me perguntarem quando era o meu fim-se-semana?

Estou cansada mas orgulhosa. Por isso nunca desistam dos seus filhos lutem por eles e por vocês e lembrem-se que um dia poderão que descansar, mas com orgulho do vosso trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário