domingo, 26 de janeiro de 2014

As crianças PHDA


Muito se fala nas crianças hiperactivas, mas quem são elas na realidade?

Serão realmente as crianças mal educadas que encontramos nos café e nos hipermercados? Não! Essas são crianças sem limites, sejam elas portadoras de PHDA ou não.

Os portadores de PHDA podem ser imaturos, confusos, esquecidos, impulsivos, alguns serão hiperactivos, outros desesperadamente lentos. Mas são também entusiasmados, amorosos, familiares, engraçados. São crianças espontâneas, transparentes, sem malícia e nobres.

São crianças pelas quais vale a pena lutar, pois tudo o fazem, fazem por não conseguirem melhor, por não controlarem a sua impulsividade, por não controlarem as suas emoções.

Mas como todas as outras crianças tem que ter os limites impostos, o facto de andarem de um lado para o outro, estarem sempre a mexer na cadeira, a correr e a falar sem pensar, não impede que aprendam a respeitar os mais velhos, a pedir desculpas, pedir por favor e dizer obrigado.

Por isso aprendam a distinguir uns dos outros, e não culpem os portadores de PHDA pelas crianças sem educação e limites que por ai andam.


Sem comentários:

Enviar um comentário