sexta-feira, 25 de abril de 2014

As familias, a sociedade e o suporte




Ultimamente tenho me deparado com vários profissionais da área da psicologia que afirmam ser contra a medicação para a PHDA. Afirmam que se houver suporte familiar a coisa resolve-se.

Vamos lá ver uma coisa, na minha opinião, se estas crianças não tiverem um suporte familiar firme e um amor incondicional, como podem sobreviver as atrocidades dos seus pares e de alguns profissionais com os quais passam a maior parte do dia.

Mas com a classe dos professores, salvo raríssimas exceções, as coisas ficam bem piores e é por isso que medicamos os nossos filhos, pois temos que tentar fazer com que eles se acomodem socialmente durante as aulas. Sim, são crianças, muitas das vezes mal compreendidas, muitas das vezes mal tratadas física e psicologicamente.  Na escola por vezes o reforço positivo funciona com palavras como atrasadinho, burrinho, palerminha (todas no diminutivo, mas todas negativas e ofensivas), ou ainda com outras como preguiçoso, lerdo, distraído. Sim, meus filhos ouviram algumas destas palavras da boca de várias professoras. Como se comportarão os colegas ao ver o adulto dar estas alcunhas ao colega? Como serão os intervalos desta criança? Sozinha ou a ser gozada e humilhada por todos? As auxiliares estão "distraídas" e raramente vêm a criança a sofrer estes maus tratos.

Se não forem os pais, em casa a afirmar o seu valor, a tentar elevar sua autoestima, amá-los incondicionalmente e tratá-los como eles merecem, o que lhes acontecerá? Depressões, tentativas de suicídio? Será a sociedade e a comunidade escolar a trabalhar com eles?

Deixem-se de demagogias e te tentarem pintar um mundo que não existe. São os pais o mundo destas crianças, é a família o seu porto seguro e sua fonte de alegria e felicidade e o seu equilíbrio.

Passem 1 mês com uma criança assim, 24 horas por dia, não apenas o tempo de uma aula, onde por vezes tudo é visto fora de contexto e na ordem errada.

Tentem ver todo o quadro...Acompanhem-nas realmente... E por favor parem de tentar enquadrar as crianças nas caixinhas certas, um portador de PHDA não se encaixa numa só caixa ( Eles tem energia, vivacidade, falta de controle da atenção, dislexia, ansiedade, comportamento de oposição, etc........)


Sem comentários:

Enviar um comentário